• sexta-feira , 26 maio 2017 - Com a informação se combate o preconceito!

Veteranos de guerra amputados posam sem roupa para ensaio que deve virar livro

Fotógrafo americano Michael Stokes retratou 14 ex-soldados que ficaram feridos em conflitos para o livro “Always Loyal (Sempre leal). “Não estou devolvendo a autoconfiança deles, eles já têm”.

Alex Minsky, Christopher Van Etten e BT Urruela. (Foto: Michael Stokes/ reprodução Facebook).

Alex Minsky, Christopher Van Etten e BT Urruela. (Foto: Michael Stokes/ reprodução Facebook).

O fotógrafo americano Michael Stokes deve lançar ainda este ano um livro com fotos soldados feridos em guerra. “Muitas pessoas vão sempre me dizer: ‘Isso é realmente muito bom para a autoestima deles’ ou ‘Você está fazendo eles se sentirem homens de novo’, mas eu escuto esses comentários e respondo que esses rapazes chegaram até mim muito recuperados e prontos para ganhar o mundo. Não estou devolvendo a autoconfiança deles, eles já têm”, disse Stokes ao site Might.

hoje modelo Alex Minksy, um ex-fuzileiro naval que quase morreu após ter sido atingido por uma bomba quando estava no Afeganistão,

Hoje modelo Alex Minksy é um ex-fuzileiro naval que quase morreu após ter sido atingido por uma bomba quando estava no Afeganistão. (Foto: Divulgação).

“Always Loyal” (Sempre leal), nome do projeto, trará 14 ex-integrantes das Forças Armadas americanas que serviram em diferentes guerras, incluindo uma mulher. A maioria deles perdeu um ou mais membros em ataques. Bancado com recursos do site Kickstarter, de doações online, o projeto já atingiu mais de três vezes a meta inicial. Segundo o autor, a renda excedente será doada a uma organização que presta assistência a veteranos feridos, como ocorreu com o projeto anterior de Stokes.

“Bare Strength” (Força nua), seu livro anterior, trazia uma capítulo com Minksy, Brad Ivanchan e Chris Van Etten, todos ex-combatentes. Em 2009, Minksy passou 58 dias em coma e 17 meses no hospital depois de ter sido atingido no Afeganistão. Após deixar o hospital, o ex-soldado passou a malhar até duas vezes por dia numa academia, onde foi descoberto. Com o sucesso do primeiro ensaio, foi convidado para atuar no primeiro filme da cinessérie Jogos Vorazes.

Com informações de Marie Claire e fotos de Michael Stokes.

Relacionados