• sexta-feira , 26 maio 2017 - Com a informação se combate o preconceito!

Não consegue emagrecer? Fique de olhe em 3 vilões da sua dieta

Não consegue emagrecer? Entenda como os adoçantes artificiais, o glutamato monossódico e o glúten podem dificultar o seu sucesso.

As pessoas sempre buscam alternativas rápidas quando o assunto é o emagrecimento. Mas isso sempre tem um custo metabólico alto, já que a maioria dos truques para emagrecimento rápido eliminam basicamente água e preserva quase que toda a gordura. Infelizmente, não há um caminho mais rápido para perder peso. O que funciona de verdade é você encontrar uma maneira permanente para alcançar e manter o seu peso ideal. Para isso é preciso novos hábitos de vida, principalmente alimentares, e deixar o sedentarismo de lado.

O primeiro e mais importante passo para o seu novo corpo é diminuir drasticamente
(já que eliminar é quase impossível nos dias de hoje e não vivemos em uma bolha protetora) a sua exposição a três principais venenos, utilizados em larga escala pela indústria alimentícia: os adoçantes artificiais, o glutamato monossódico e o glúten.

Adoçante

Adoçantes Artificiais

Os adoçantes artificiais são como “cavalos de Tróia” da indústria alimentícia, pois invadem as suas células, causando mutações, diminuição da oxigenação e causando perturbações no metabolismo. Por exemplo, o Aspartame contém substâncias químicas que aumentam o armazenamento de gordura. Ele interfere na ação da insulina e da leptina, que são hormônios que controlam a forma com que a sua gordura é tratada, incluindo se ela é armazenada, como ela é armazenada, onde é armazenada e posteriormente como essa gordura é utilizada. Ou seja, o metabolismo fica enlouquecido pelo adoçante artificial, levando as pessoas a acumularem alguns quilos, exatamente o oposto do esperado de quando elas resolveram utilizar esse produto. Os adoçantes podem inclusive manter você com fome, mesmo depois de se alimentar. O adoçante artificial pode não conter calorias, mas perder peso é muito mais do que contá-las.

glutamato monossódicoGlutamato Monossódico

É um aditivo com alta concentração de sódio, produzido por bactérias geneticamente modificadas, utilizado para intensificar o sabor dos alimentos. Está muito relacionado com enxaquecas, vômitos e o ganho de peso. Esse aditivo químico foi desenvolvido para manipular o sistema nervoso central dos seres humanos, desregulando os hormônios que induzem a saciedade, levando as pessoas a comerem porções muito maiores. Isso faz com que as pessoas se “viciem” em determinados produtos alimentícios, como salgadinhos e “junk food”. Além do fato de conter muito sódio em sua composição, o que pode levar à retenção de líquido e aumento da pressão arterial.

Glúten

glutenO glúten pode permanecer preso em seu trato digestivo por dias ou mesmo semanas, pois tem o aspecto de uma cola, e isso pode acabar com a sua flora intestinal. Estudos revelam que mais de 18 milhões de americanos sofrem de algum grau de toxicidade ao glúten. Mas porque ultimamente as pessoas cada vez mais têm desenvolvido essa sensibilidade ao glúten? Simples, o trigo que é amplamente utilizado pela indústria alimentícia é transgênico. O trigo original possui somente 2 cromossomos, o atual possui 16 ou mais, mostrando que o que consumimos é na realidade um Frankenstein. O uso excessivo de antibióticos e produtos anti-sépticos podem piorar ainda mais essa hipersensibilidade, pois acaba com a microbiota intestinal “boa”, já prejudicada pelo consumo excessivo do glúten! Aqui somente um alerta, se você não é celíaco ou não possui alguma hipersensibilidade ao glúten, não precisa exclui-lo da sua alimentação, mas deve sim minimizar ao máximo o consumo, limitando a 2 ou 3 porções na semana. Cuidado ao aderir a uma dieta sem glúten, pois as farinhas sem glúten podem engordar tanto quanto a farinha de trigo refinada, pois ambas possuem alto índice glicêmico. Por via das dúvidas, procure seu nutricionista funcional para adequar a sua dieta de acordo com as suas necessidades.

#nutricaofuncional #nutricaoortomolecular #luisfernandonutricionista #health #eatclean #glutenfree #detox

Relacionados

Um comentário

  1. Zil
    15 de dezembro de 2015 at 00:21 - Reply

    Muito interessante o conteúdo. Mas minha reclamação são essas dores. Quando sofri uma crise de dores nas costas, o médico me falou desse colchão ortopédico. Alguém daqui já usou? Ouvi dizer que ajuda até insonia.