• segunda-feira , 21 maio 2018 - Com a informação se combate o preconceito!

Concurso fotográfico movimenta o fim de semana na Capital Catarinense

Conj Digital1 -2ºlugar -Roberta Oliveira-tema3

Uma máquina fotográfica, 12 temas e uma cidade inteira como inspiração. Essa é a receita para o sucesso do concurso Foto Grafia da Cidade – Maratona Fotográfica de Florianópolis, que há duas décadas registra belas imagens da capital catarinense. A 21ª edição acontece neste final de semana (21 e 22), com a participação de cerca de 500 fotógrafos, entre profissionais e iniciantes, marcando as comemorações do aniversário do município. A largada do concurso ocorre às 12 horas, no Espaço Cultural do Terminal Rodoviário Rita Maria, no Centro.

Antes do início da maratona de fotos, às 10 horas, os participantes vão poder assistir à palestra gratuita “Expedição do Olhar”, ministrada pelo fotógrafo Zé Paiva. Esta é uma das novidades inseridas na edição de 2015, que contou também com um minicurso dirigido especialmente a crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos, inscritos na modalidade infantojuvenil.

Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, o concurso Foto Grafia da Cidade vai distribuir cerca de R$ 20 mil em prêmios aos concorrentes que apresentarem as melhores fotos de Florianópolis, relacionadas ao tema central “A cidade se revela”.  Com duração de 30 horas, a maratona fotográfica abrange uma sequência obrigatória de imagens, conforme subtemas distribuídos na largada, no sábado.

Nas modalidades filme ou digital, contemplando o uso de máquinas fotográficas com ou sem troca de lentes, participam fotógrafos acima de 18 anos, que devem registrar 12 fotos alusivas a subtemas diversos. Na modalidade infantojuvenil podem ser utilizadas câmeras digitais, tablets ou celulares para o registro de apenas seis fotografias em sequência obrigatória. As atividades prosseguem no domingo (22), até às 18 horas, quando encerra o prazo para entrega das imagens em CD ou rolo de filme.

O concurso Foto Grafia da Cidade – Maratona Fotográfica de Florianópolis/Ano 21 tem o patrocínio das empresas Só Click Laboratório Fotográfico e Revelar Online. Conta ainda com apoio do Deter/SC (Departamento de Transportes e Terminais do Estado de Santa Catarina); Editora Photos e Univali (Universidade do Vale do Itajaí).

Expedição do Olhar

Ind Digital1 -Walkiria Maciel-tema8Inspirando diversas promoções do gênero pelo país, o concurso fotográfico de Florianópolis, criado em 1995, é um dos mais antigos do Brasil. O evento estimula e desenvolve o gosto pela fotografia, revelando diversos olhares sobre a cidade e contribui para incorporar milhares de imagens ao acervo iconográfico do município.

Em 2015, contribuindo para qualificar ainda mais o material produzido, será oferecida aos participantes a palestra “Expedição do Olhar”, ministrada pelo fotógrafo José Luiz Martins Paiva, que mora em Florianópolis desde 1984. Zé Paiva apaixonou-se pela fotografia após uma viagem de dez meses pela Europa e norte da África, em 1983.

Durante mais de três décadas de atuação profissional, Zé Paiva realizou diversas exposições fotográficas e conquistou muitos prêmios, entre eles, o Raulino Reitz, da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (2002) e o Prêmio Marc Ferrez da Funarte (2012), além de menções honrosas no International Photo Awards, em Nova Iorque (2005, 2006 e 2012), e no Prix de la Photographie, em Paris (2007).

O fotógrafo aprimorou os estudos no International Center of Photography, em Nova Iorque, nos Estados Unidos (1993), e concluiu pós-graduação em Fotografia pela Univali, na cidade de Balneário Camboriú. Ministrou cursos na Universidade do Estado de Santa Catarina, na Fundação Universidade Regional de Blumenau e na Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM.

Em 2004, Zé Paiva lançou o livro Santa Catarina – Cores e Sentimentos, pela Editora Escrituras. Também concebeu e coordenou o projeto Expedição Natureza Santa Catarina, que resultou no livro de mesmo nome, lançado em 2005 pela editora Letras Contemporâneas. Além dessas obras, publicou o segundo livro da série, Expedição Natureza Gaúcha, em parceria com a Editora Metalivros (2008) e o terceiro livro da série Expedição: A Natureza do Tocantins, pela FM Editorial (2012). Atualmente administra a Vista Imagens, onde desenvolve projetos autorais e ministra oficinas de fotografia.

 

O quê: Concurso Foto Grafia da Cidade – Maratona Fotográfica de Florianópolis/Ano 21

Quando: Sábado e domingo (21 e 22 de março)

Onde: Espaço Cultural do Terminal Rodoviário Rita Maria – 2º piso – Centro

Quanto: gratuito

Informações: www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes

 

Programação

 

Sábado (21 de março)

10h – Palestra “Expedição do Olhar”, com o fotógrafo Zé Paiva

12 horas – distribuição dos temas e largada dos participantes

 

Domingo (22 de março)

18 horas – entrega dos temas em CD ou rolo de filme, conforme a categoria

encerramento do concurso

Relacionados