• sexta-feira , 26 maio 2017 - Com a informação se combate o preconceito!

Anvisa aprova regras para venda de teste para aids em farmácias

Teste Fluido Oral-4yourevista

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou as regras para o registro de kits de diagnóstico de aids vendidos em farmácia. Esse é o primeiro passo para que empresas interessadas iniciem o processo para a comercialização do produto no País. A análise da presença do HIV é feita pelo teste na saliva.

O texto aprovado na reunião da diretoria colegiada (20/11) traz uma série de regras para embalagem do kits. Eles devem trazer estampadas frases alertando sobre os riscos de falha no resultado. Há tanto a possibilidade de ele ser “falso negativo” (o kit aponta erroneamente que o consumidor não tem HIV), quanto de ele ser falso positivo (indica que o consumidor tem HIV quando de fato ele não tem). As embalagens devem trazer ainda o telefone do Disque Saúde – serviço do Ministério da Saúde – e de uma central telefônica, que tem de ser mantida em funcionamento pela empresa de forma ininterrupta, para dar orientações ao consumidor, caso seja necessário.

Com a aprovação, o Brasil passa a ser o quarto país no mundo com regras que permitem a venda de kits de diagnóstico para HIV em farmácias.

Com informações Agência Estado.

Relacionados